Aparador antes e depois da reforma | Projetinho DIY

Oi gente, como estão? Faz tempo que não apareço por aqui, mas quando aparece uma novidade eu volto. Finalmente o post do "Aparador antes e depois da reforma".


Estou com esta peça desde janeiro e demorei muito mesmo para começar a mexer nela - sabia que ia dar trabalho.

Primeiro de tudo passei muito anti cupim nele, em todas as peças e embalei bem com plástico preto. Ficou assim uns 45 dias direto para ter certeza de não ter nenhum bichinho.


Note que a parte de cima tem um encaixe pois era a estrutura do espelho, removi e o tampo também que esta bem comprometido.


As gavetas são de madeira com uma lâmina, mas as laminas estavam em péssimo estado. Tudo é colado, então usei secador de cabelo para amolecer a cola e fui tirando com uma espátula. Descartei todas as lâminas e passei uma massa de madeira para nivelar.


Quando fui tirar estas madeirinhas do centro acabei quebrando algumas, me deu uma dó mas não consegui tirar inteira.


No geral desmontei todas as partes que conseguia para poder lixar, arrumar e pintar. Encomendei um MDF para fazer o novo tampo e depois lixei e pintei tudo com Coral base água preto absoluto acetinado, foram umas 4 demãos.


Depois colei as madeirinhas novamente já pintadas com uma tinta de artesanato na cor ouro, usei pincel (foi a parte mais difícil para mim).



Aparador antes e depois da reforma


Deixa eu começar mostrando pelos pés. Eu queria um cone como sapata mas não encontrei e o lugar que faz sob medida não me respondeu, acabei indo em uma casa de artesanato e encontrando estes. Foram baratos (R$ 7,90 pacote com 4) e fácil instalar.


Dentro das gavetas eu apliquei papel camurça preto.


Vou tentar fazer aqui um resumo do processo, dessa vez não fui fotografando, compartilhei nos stories @elianecmm mas não guardei.


  1. Limpeza e aplicação de Jimmo Cupim deixando embalado por 45 dias;
  2. Remoção e descarte do tampo;
  3. Remoção das lâminas de madeira. Usei secador de cabelo para amolecer a cola e com espátula fui retirando;
  4. Lixar com lixa média para não criar marcas;
  5. Comprei um pedaço de MDF nas medidas para o tampo;
  6. Pintura. Mas 3 primeiras demãos entre elas lixei um pouco com lixa bem fina e por fim a ultima camada de tinha, sempre com rolinho e pouca quantidade de tinta;
  7. Pintura das madeirinhas e puxador com tinta Ouro de artesanato e pincel. Foram 4 demãos, deixei irregular de propósito.
  8. Com cola de contato, colei as madeirinhas nas gavetas;
  9. Forrei as gavetas com papel camurça preto e cola branca;
  10. Coloquei os pezinhos dourados. São pés de usar em caixa decorativa, mas como são grandes deram certo.



 

A ideia para ele é ser usado como mesa bar com bandeja, taças, bebidas e nas gavetas os acessórios para vinho, guardanapo e tudo mais.

Antes:


Eu gostei muito do resultado, ainda estou estranhando um pouco o preto porque minha sala é tudo clarinho então se destacou, mas por enquanto vai ficar neste lugar mesmo. Nada impede de dar outro uso para ela depois.


Fiquem bem!

Um comentário
  1. Tudo muito bonito , criativo e único.
    Excelente forma de aproveitar o confinamento e tornar a casa mais acolhedora e com "alma".

    ResponderExcluir