Board & batten e papel de parede floral | Projetinho DIY

Estou tão empolgada com as reformas que tenho feito em casa. A quarentena aqui esta sendo bem produtiva, vendo pelo lado positivo, eu sempre reclamava de falta de tempo, agora estou com tempo para fazer as melhorias que desejava.


Depois de terminar a reforma do quarto de hóspedes Toile de Jouy ainda que ele não esteja com a decoração finalizada, comecei a reformar o segundo quarto livre da casa. Este quarto tem as mesmas medidas do anterior e são separados pelo banheiro (demi suíte).


Para a criação do painel de madeira usei a mesma referencia que havia feito para o outro, porém aqui eu queria criar quadrados com os sarrafos de pinus. Mais uma vez me deparei com parede torta o que dificultou um pouco as coisas, mas gostei do mesmo jeito.



Board & batten e papel de parede


Primeiro dei duas demão de tinta branca sobre a parede preta, apenas para evitar que interferisse na cor final ou no fundo do papel de parede. E pintei todas as demais com a mistura que fiz para deixar um tom café com leite muito claro.


Depois instalei as madeirinhas já lixadas e com uma leve camada de tinta branca começando pelas verticais, usei uma das pequenas 43cm para servir de espaçador.


Como errei levemente os cálculos a tomada ficou bem rente a madeira, mas o Paulo deu um jeitinho cortando o excesso de plástico da tampinha - a gente remenda as coisas sim.


Depois misturei a tinta com corantes para fazer o verde, na primeira demão ficou bem mais escura do que eu queria, então, adicionei tinta branca à receita e fui dosando os corantes (nunca mais vou conseguir reproduzir isso).


O painel ficou com 120 cm do chão ao final, cortei o papel nas tiras e o Paulo instalou - ele faz isso bem melhor do que eu com certeza.


Por fim, eu usei para fazer acabamento baguete 1/4 de lua que colei com Sela bond em um sarrafo cortado ao meio no comprimento.


E o quarto ficou assim: delicado, clarinho. Eu deveria ter lixado mais os sarrafos, mas tudo bem, vou aceitar que nem tudo precisa ser 100% para ser bonito. 



Algumas referencias:


  • Papel de parede da Prime Decor Wallpapers, modelo LG581301 - lote 26 série 0123 - marca Rubine.
  • Tinta verde feita com Acrílico Premium Coral branco, receita base: 500ml de branco + 250 gotas de amarelo + 75 gotas de azul + 75 gotas de laranja - Corante Xadrez liquido.
  • Acabei adicionando mais uns 300ml de tinta e mais algumas gotas de azul e laranja ate chegar a cor desejada.
  • Tinta creme Biscoito de Leite da Coral, mas adicionei mais branco para deixar ainda mais clara. A proporção foi 1 para 1, ou seja, 500ml de Biscoito de Leite para 500 ml de branco (a mesma usada para fazer o verde).
  • Foram 10 sarrafos de pinus e pedi para cortarem já nas medidas que eu havia feito não custou R$ 27,00.

Terminado essa parte de reforma vou começar a pesquisa para decoração. Para não ficar muito infantil uma vez que o papel é bem delicado lembra bem um quarto de criança, vou sair da minha zona de conforte (aliás, só de colocar tinta verde e esse papel já acho que saí) e apostar em mistura de estampas e texturas, quase caindo no maximalismo.


Ainda preciso:

  • Comprar uma cama box solteiro e personalizar como fiz com o box do quarto toile;
  • Fazer cortinas e xale para as laterais;
  • Fazer almofadas;
  • Providenciar quadrinhos e objetos de decoração;

Acho que a finalização deste quarto ainda vai demorar um pouquinho, mas volto aqui atualizar o andamento.

O que acharam da mudança, bem diferente não é?

UPDATE: 13/05/2020 Adeus verde, bem-vindo bege acinzentado 😉

Eu juro que tentei, mesmo amando a tonalidade do verde (que alias, tenho ainda uma sobra), eu não consegui mantê-lo, encasquetei que a combinação verde claro + papel de parede floral ficou com estilo muito infantil e não era o que eu verdadeiramente queria.


Aí no sábado antes do dia das mães peguei 300ml de tinta branca, acrescentei algumas gotas de amarelo (umas 10), algumas de laranja (umas 6 ou 7), pouquinho de preto (2 ou 3) e um pouquinho da tinta verde preparada, mexi e fui calibrando entre + branco e + laranja até ficar numa cor mais escura que as demais paredes "biscoito de leite" e passei novamente.


A cor ficou bem parecida com uma das tonalidades do papel o que me deixou bastante feliz. Aproveitei e replanejei a cabeceira deixando com o topo reto ao invés do arredondado e coloquei um tecido veludo acinzentado. 


Agora sim me identifico com as cores, sinceramente, sou do "bege-cinza-preto-branco" e não adianta lutar contra rsrs. Vou continuar arrumando o quarto, faltam cortinas e tudo mais, depois volto para compartilhar.


 

Fiquem bem!

Fotos: Eli Martins | eh!DÉCOR

6 comentários
  1. Camila chenow20/4/20 12:57

    Aí amiga que coisa mais linda que ficou, e qto orgulho de vc manter o blog, da tanta saudade

    ResponderExcluir
  2. Eu várias vezes penso em desativar, tem os custos e tudo mais. Mas gosto tanto, é como um diário da minha vida "decoratística" rsrsrs.
    Obrigada por vir visitar. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo!!! Amei os tons. Depois de decorado, o quarto vai ficar maravilhoso, pois vc tem bom gosto. Até me animei para colocar cores aqui em casa também, mas fico com medo, pois não sou muito boa em combiná-las

    ResponderExcluir
  4. Mudança radical! Nossa! Adorei o tom de verde e estou curiosa pra ver como o quarto vai ficar mobiliado!

    ResponderExcluir
  5. Gi, mas eu também não. Alias, sempre uso bege, cinza por ser mais fácil.
    Agora que quero tentar algo diferente, e como o quarto é "extra" acho que se eu pesar na mão não vou enjoar por não usar muito.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Muito diferente ne! O preto jpá estava desgastado, cansativo. O Paulo chamava de "quarto wallking dead" rsrsrs.

    ResponderExcluir