Reformar cama box com tecido | Projetinho DIY

Mostrei ontem nos stories @elianecmm como reformei a cama box do quarto de hóspedes. Algumas meninas me pediram um passo a passo e hoje vim compartilhar como reformar cama box com tecido.



Novamente estou mudando o quarto de hóspedes, voltarei a usar este quarto (com papel de parede toile) que é o primeiro assim que subimos a escada, assim, fica mais prático para as visitas.

A maioria de vocês já me conhece, não sou costureira nem conheço as técnicas de tapeçaria, uso muito a intuição para fazer meus projetinhos e espero conseguir dar uma ideia de como fiz para quem quiser se aventurar em uma reforminha. Vamos lá...


Reformar cama box com tecido


Você vai precisar de:

  • Tecido firme (suede, veludo, impermeabilizados...)
  • Grampeador de tapeceiro
  • TNT (não muito fino)
  • Cordão para Vivo (opcional)
  • Manta acrílica (opcional)
  • Cola pano
  • Alguns materiais complementares para produção (fita crepe, fita métrica, tesoura, cortador circular, base de corte, régua, alfinetes).


Sobre o tecido:

Antes de comprar o tecido, faça a medida de toda volta da cama box. Se optar por um tecido liso, será mais prático. Você irá comprar apenas uma altura ou seja, se seu box for de 1.88 compre 2m de tecido que vai dar pois normalmente o tecido tem 1.40 de largura e poderá tirar as faixas (ex. vai cortar 2 faixas de 2m para cada lateral e 2 faixa de 1.40 para pés e cabeceira).


Cama queen compre 3m para ter uma sobra, mas creio que 2.50 seja suficiente.

Para esse quarto eu comprei na Wiler K online 4,00 m de tecido da coleção Sevilha para ter uma sobra para outros projetos com ele.

Como optei por um tecido com estampa toile de jouy eu não poderia apenas cortar uma faixa de 2m para cada lateral, sendo estampado eu precisaria montar em partes de 1,40 para que a imagem ficasse "em pé", não sei se consegui me expressar bem aqui.


1. Cortei o tecido em faixas de 35 cm de altura (melhor teria sido 40) sempre na largura do tecido que é 1.40.

2. Depois de cortar, posicionei sobre a cama para conferir e comecei a prender com alfinetes para criar uma única faixa.

No verso do tecido anotei com lápis a sequencia em números começando pela base no lado esquerdo (1, 2, 3...) assim saberia qual ordem posicionar e fiz uma costura unindo as peças (rebati a costura nas emendas).

3. Ainda na cama, marquei no verso com lápis onde deveria colocar o cordão vivo na parte de cima e costurei. Voltei o tecido para a cama, medi novamente e marquei onde deveria ser o cordão vivo da parte de baixo e costurei.

Este cordão é opcional, mas como eu queria algo mais clássico resolvi colocar, dá mais trabalho mas valeu a pena. Reformar cama box com tecido

4. Como meu box estava bem feinho e sem volume resolvi colocar a manta acrílica. É só cortar igual fizemos com o tecido, mas dessa vez não deixei sobras para virar. 

5. Passei a manta em toda a volta do box e fui prendendo com alfinetes, depois grampeei nos pontos principais (laterais e meio). Não enchi de grampos, apenas para ficar firme.

6. Posicionei a faixa de tecido e comecei a grampear na parte de cima. Por isso precisa deixar uma sobra de pelo menos 5cm a mais na altura do tecido.


Dica: na parte de cima pode deixar até 10 cm, assim não corre o risco de ao colocar o colchão aparecer a parte do TNT, quase aconteceu comigo. Aqui seria mais interessante eu ter deixado um pouco mais de sobra para cobrir esta parte cinza.


7. Depois de grampeei na parte de baixo do box. Cuide para não encobrir os furos onde instala os pezinhos.

8. Feito isso, coloquei forro TNT (usei 60 gramatura) na parte de baixo para esconder a estrutura e dar acabamento. Veja que o vivo da parte de baixo ficou no limite, se eu esticasse muito o tecido na hora de grampear ele iria parar embaixo da cama.


Dica: quando for posicionar o tecido para começar a grampear, veja se a emenda (se tiver) esta bem alinhado com a quina da cama.


9. Depois que dei toda a volta do tecido em torno do box sobrou a parte que conecta com o início.


Eu deixei essa emenda na parte de cima do box, ou seja, onde vai a cabeceira assim ficará escondida. Dobrei o tecido para dentro e colei com cola pano. A fita crepe ajuda segurar até que a cola seque.


VEJA TAMBÉM:
Board & batten feito com sarrafo de Pinus | projetinho DIY

10. Por ultimo, coloquei o TNT também na parte de cima para esconder as emendas. Mas eu poderia ter deixado menor, assim ficaria mais bonito.


E ficou assim, uma cama totalmente nova e até onde eu saiba, exclusiva 😉

Como comprei tecido com sobra, fiz também a reforma da cabeceira estofada. Eu tinha uma cabeceira tipo painel com botões capitonê, mas não gostava muito dela.

 Fiz uma nova cama para ela incluindo um cordão vivo em toda volta do tecido, removi os botões e apliquei a manta acrílica para dar mais volume, por ultimo, grampeei o novo revestimento.

Bem, espero que gostem e que o post ajude caso queira fazer também, como disse, fui na intuição e acabou dando certo.




Fotos: Eli Martins | eh!DÉCOR
9 comentários
  1. Adorei a sua idéia, que lindo!

    ResponderExcluir
  2. […] feinha e resolvi revestir a base da cama box com tecido e como havia sobrado tecido, porque não revestir também a cabeceira e daí, porque não mudar a […]

    ResponderExcluir
  3. […] Comprar uma cama box solteiro e personalizar como fiz com o box do quarto toile; […]

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito lindo! Amei. Vou tentar fazer aqui em casa, pois meu box está muito feio por causa dos cachorros 😁

    ResponderExcluir
  5. É bem fácil e baratinho, tenho certeza que vai conseguir.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Poderia me indicar onde comprar o tecido e o TNT.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Luciano, em qualquer loja de tecidos, armarinhos e algumas lojas de presentes também.

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula Madureira23/3/21 08:08

    Por gentileza, qual é a gramatura do TNT utilizado para forrar a parte de baixo do box ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana,
    Como é apenas uma camada para fechar não precisa ser muito grosso (exemplo daqueles de sacola), a gramatura de 60 ou 80 já é boa. Acima de 100 é bem mais forte, fica a seu critério.
    Um abraço

    ResponderExcluir