Criado mudo azul, antes e depois | projetinho DIY

Em meio ao caos atual e tentando manter a sanidade mental, sigo fazendo pequenos projetos de reforma para o quarto de hóspedes.


Tudo começou quando fui mudar os móveis do quarto 2 para o quarto 1, contei no post do DIY Board Batten, logo na sequencia entramos todos em quarentena e para preencher o tempo resolvi fazer algumas outras modificações.


A mais recente foi a restauração do criado mudo azul que vai ficar neste quarto. Tenho 1 par, mas não vou usa-los junto neste quarto, quero usar uma outra mesinha redonda mais moderninha que tenho só para não ficar muito "parzinho".


Criado mudo azul, passo a passo:


1. Remoção das camadas (inúmeras) de tinta antiga. Era tinta a óleo, estava super amarelada.

2. Usei um removedor de tinta automotiva, a diferença entre os removedores para móveis é que age muito rápido e para não manchar a madeira é recomendado remover assim que a tinta enrugue.

3. Passei uma massa de madeira branca porque tinta vários riscos profundos e lixei toda a peça e pintei com branco. A madeira continuou a amarelar a tinta, então fui ao plano B - pintar de cor mais escura.

4. Com a tinta base branca fiz uma mistura que me recomendaram no stencildecor que leva gotas de azul, vermelho e amarelo, escureci um pouquinho com gotas de preto (bem pouco).

Para cada 100ml de tinta vão 126 gotas de vermelho, 41 gotas de amarelo, 266 gotas de azul (corante Xadrez liquido).

5. Depois de três demãos a cor ficou exatamente como eu queria, um azul bem fechado e resolveu o problema do amarelamento.

Eu adorei o resultado, montei este cantinho no quarto para a foto, mas ainda faltam alguns detalhes e este abajur ficará no outro lado da cama.

Ah, também fiz um quadrinho. Aproveitei a moldura que já tinha que é dourada na frente e as laterais eram pretas, pintei com o mesmo azul da mesinha e apliquei um verniz. A gravura comprei Etsy - AndreaUDesign e imprimi em casa até que as gráficas voltem ao normal.

Já recoloquei a cortina, falta uma roupa de cama nova (merece né) e pronto, o quarto de hóspedes estará finalizado e posso começar o próximo... sim, sempre tem mais um para reformar.

Vamos as fotos:



 


Fotos: Eli Martins | eh!DÉCOR

3 comentários
  1. […] TAMBÉM: Criado mudo azul, antes e depoisMarquei com lápis onde ficaria cada ripinha e coloquei no chão para lixar. Mesmo aplainado é […]

    ResponderExcluir
  2. Várias boas idéias em um só projeto! Ficou lindo, adorei esse azul da mesinha! Outra coisa que adorei foi pintar a lateral da moldura também. Super sutil, mas dá um toque diferente.

    ResponderExcluir