Cozinha de design escandinavo com toque especial


Uma luxuosa cozinha de madeira em um apartamento de Östermalm do final do século XIX, a cozinha faz parte da renovação total do apartamento de 147 metros quadrados para um cliente cujo desejo era criar uma base calma e elegante, que pudesse ser personalizada com o interior do próprio cliente.



A grande ilha da cozinha é a jóia da casa. O cliente queria um mármore branco acinzentado com muita personalidade e grão distinto e a escolha recaiu sobre o mármore Calacatta Vagli Oro da StenDesign. 


Para criar uma forma bonita, a lateral tem uma pequena quebra na parte superior e um peitoril de mármore na parte inferior. Com estes meios simples, a ilha de cozinha ganha uma forma elegante e mais ajustada, além disso, parece que flutua acima do solo de forma graciosa.


Da ilha da cozinha tem-se vista para a generosa sala de jantar e ainda para a sala de estar. Uma disposição de quarto perfeita para uma vida social com muitos convidados. 


Todas as paredes são pintadas em tom esbranquiçado, os detalhes são em madeira clara ou marrom médio, mármore ou preto e o luxuoso parquet chevron continua da cozinha até a sala de estar.



A escolha recaiu sobre uma base clean com detalhes em mármore e madeira. O apartamento tem vários detalhes de época, como estuque, salamandras e janelas em arco. Esta arquitetura ornamentada foi a base e o ponto de partida para a renovação e design de interiores, onde Alexandra e Jesper escolheram misturar o cool escandinavo com a elegância francesa para realmente deixar o apartamento se destacar.


As lindas janelas em arco encontradas em todos os cômodos do apartamento serviram de inspiração para as elegantes paredes de vidro entre a sala de jantar e a cozinha. 

Para criar uma sensação bem trabalhada e luxuosa, eles receberam um belo bar que combina com a arquitetura e depois manchados em um tom que combina com a cozinha.



Como o apartamento está localizado no topo do edifício e tem uma quantidade incrível de luz, as grandes caixilharias e grades foram pintadas de preto. Dessa forma, você evita que a casa pareça muito clara e fresca, criando drama e destacando as belas janelas que serviram de inspiração para várias das intervenções feitas no apartamento. 


Como o dono do apartamento gostaria de poder organizar jantares maiores, um pedido era que a cozinha fosse forrada para facilitar em ocasiões sociais. Portanto, a cozinha possui uma grande ilha de cozinha com vista para a sala de jantar e um conjunto duplo de geladeira e freezer. 


A ilha da cozinha ganhou uma base rebaixada, o que faz parecer que está flutuando no meio da sala, o que contribui para uma sensação arejada e aberta. Ao escolher um ventilador de bancada atrás do fogão (que se encontra imerso na ilha da cozinha), você ganha ainda mais espaço na sala.


A sala de jantar e a cozinha estão bem ligadas na escolha dos materiais e tons. Por estarem tão próximas umas das outras, optaram por ter uma ilha de cozinha sem assentos - as cadeiras ao redor da mesa de jantar são abundantes. A mesa de jantar Hommage de Tre Sekel combina perfeitamente com a cozinha marrom chocolate, enquanto as cadeiras de Carl Hansen e Søn pegam os tons loiros no amplo parquet chevron.


Para criar uma aparência limpa, foram escolhidos armários suspensos com função de empurrar e bancadas com uma tira de aperto, portanto, nenhum acessório foi necessário. Todos os detalhes da casa são em preto, então uma torneira em preto da Dornbracht foi escolhida. A bomba de sabão, fogão e ventilador também são pretos. A luminária acima da ilha da cozinha é da Contain. Ao ter um ventilador de bancada, você pode investir em uma bela luminária ao invés de um ventilador quadrado sobre a ilha da cozinha.


Ao longo da parede oposta há uma bancada de trabalho flanqueada por dois armários de bolso. Todo o corpo da cozinha foi embutido na parede e ao longo das arestas existe uma moldura de madeira com um ângulo de 45°. São os pequenos detalhes, como a moldura angular e a quebra no tampo de mármore da ilha da cozinha, que Jesper e Alexandra usam quando querem fazer um design despojado parecer mais elaborado e feito sob medida.






Minha paixão por cozinhas é conhecida de todos que passam por aqui, é um plano reformular a minha quando me encorajar mental e financeiramente.



AO/JN é uma empresa internacional de design de interiores e arquitetura com sede em Estocolmo, Suécia, que oferece soluções de arquitetura de serviço completo e trabalha em projetos que vão desde reformas, novas construções e design de interiores de projetos residenciais, espaços de trabalho até o design de objetos e móveis personalizados.
https://aojnd.com/





Foto: Kristofer Johnson

Projeto e design de interiores: Alexandra Ogonowski e Jesper Nyborg

Armários: Nordiskakok

Postar um comentário