3 táticas poderosas para controlar o estresse

O ano de 2020 exigiu muito de nós, tanto mentalmente quanto emocionalmente. A COVID-19 interrompeu muitas de nossas rotinas diárias, hábitos e saídas, e nos fez adaptar ao que poderia ser o nosso novo normal por não apenas dias, mas semanas e talvez até meses.


3 táticas poderosas para controlar o estresse | eh!DÉCOR

Agora, mais do que nunca, o controle do estresse é absolutamente crucial.


Os hormônios do estresse são liberados quando certos estressores aparecem no corpo, como por exemplo uma briga com um membro da família ou colega de apartamento. 


Indiretamente, o estresse pode contribuir para números mais elevados de açúcar no sangue se estiver perturbando, por exemplo, nosso sono ou desencadeando a alimentação emocional.


Embora não possamos ignorar o que está acontecendo no mundo e em nossas famílias durante este tempo, temos uma oportunidade incrível e essencial para entrar em sintonia com nossa saúde geral e praticar ouvir o que nosso corpo precisa.


Compartilho aqui 3 táticas poderosas para controlar o estresse durante o isolamento:


1. Pratique o treinamento diário de Positividade


Uma dose de positividade diária! Um conceito muito simples, mas que muitos nunca foram ensinados é que nossos pensamentos acionam nossos sentimentos. 


Com base nessa verdade, o estresse ou ansiedade que estamos sentindo é simplesmente uma resposta ao que estamos dizendo a nós mesmos. Não é necessariamente o que está acontecendo ao nosso redor, ou mesmo o que estamos ouvindo. Mas, na verdade, como o estamos internalizando.


Durante o isolamento, existem algumas auto-práticas que podemos fazer a fim de treinar nossas mentes para pensar de forma mais positiva e para reduzir o estresse que surge naturalmente de demandas ou pressões externas.


3 táticas poderosas para controlar o estresse | eh!DÉCOR

Algumas das minhas dicas favoritas para o treinamento de Positividade incluem:


  • Escrevo de 1 a 5 coisas pelas quais sou grata em um caderninho que deixo ao lado da minha cama, faço esse exercício logo de manhã;
  • Registro como quero me sentir durante o dia e lidar com as situações estressantes, se surgirem;
  • Atribuo um determinado espaço de tempo para acompanhar os eventos atuais / as notícias (mas evito fazer isso pela manhã ou logo antes de dormir);
  • Coloco um post-it no meu espelho com uma afirmação que me enaltece (ex: “Estou livre de pensamentos com ansiedade.” Ou “Estou calma e em paz.”).


2. Crie um tempo para se exercitar e mover a energia estagnada


Como estamos confinados em casa, estamos nos vendo sentados por longos períodos de tempo com menos movimento geral. Você pode notar algumas dores corporais aparecendo com mais frequência do que o normal e uma mente mais cansada com tanta exposição a tecnologia. 


Tudo isso pode ser melhorado ao incluir alguns movimentos diários em um momento que você reservou para se desconectar.


Idealmente esse tempo vai permitir que você saia da sua mente e entre no seu corpo. Quando nos movemos, seja através de dança, treinamento em circuito, caminhada ou mesmo alongamento leve, toda a energia reprimida dentro de nós é liberada.


Você pode fazer um treino formal de 30 minutos por dia se você tiver como priorizar esse tempo, mas outra técnica eficaz é usar um cronômetro de 5 minutos para fazer alguns agachamentos com peso corporal nos intervalos de suas reuniões. Garanto que você sentirá uma mudança imediata de qualquer tensão subjacente completamente dispersa.


3. Pratique Autoconsciência + Comunicação


Durante essa pandemia, podemos concordar que as nossas necessidades essenciais foram desafiadas. Quer seja apenas tempo, espaço, segurança, liberdade, saúde, etc. Quando uma de nossas necessidades básicas não está sendo atendida, isso pode nos fazer sentir estressados, ansiosos, com raiva, tristes ou irritados.


Quando estou me sentindo de determinada maneira, eu acho útil chegar à raiz do que está causando esse sentimento. Você pode chegar à raiz por meio de um diário, meditação ou mesmo apenas conversando sobre isso com um amigo (a), colega de trabalho ou membro da família.


Quando você é capaz de identificar qual necessidade não está sendo atendida, você pode mudar as coisas no seu dia para ajudar a atender melhor essa necessidade.


Por exemplo, se você é alguém que valoriza o tempo sozinho, mas atualmente está isolado com 5 outras pessoas, não é de se admirar que esteja se sentindo estressado! Porém, quando você identifica o problema, você pode vocalizá-lo para si mesmo e para as pessoas ao seu redor. 

Então, talvez você crie uma hora do dia em que faça uma longa caminhada sozinho para se recarregar.


Ferramenta de bônus: técnica de respiração


Experimente uma das minhas técnicas de respiração favoritas para desacelerar sua mente e reiniciar naturalmente o sistema nervoso de seu corpo. Isso funciona maravilhosamente bem a qualquer hora do dia, mas especialmente antes de dormir.

Inspire contando até 4, prenda a respiração por 7 contagens e, em seguida, expire contando até 8. Repita por 5-10 ciclos.

 

Podemos não ser capazes de controlar o que está acontecendo ao nosso redor, mas podemos controlar como reagimos e nos mostramos para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor.

Sua dose diária de treinamento, movimento e autoconsciência pode contribuir muito para criar estabilidade, reduzir o estresse e melhorar o açúcar no sangue durante esses tempos difíceis.

 

Este post não é um publieditorial, ele foi criado em forma de guest post em conjunto com parceiros do blog.

Postar um comentário