Decoração em estilo parisiense

Vocês que acompanham o eh!DÉCOR a mais tempo já perceberam que eu amo uma decoração em estilo parisiense não é mesmo?!


Bastante tradicionais no que diz respeito ao design de interiores, os franceses apreciam seus apartamentos históricos e gostam de misturar móveis modernos com algumas antiguidades e eles dominam com maestria essa mistura de clássico e contemporâneo, criando um equilíbrio constante entre design e antiguidade.

O estilo caseiro francês é, acima de tudo, o equilíbrio perfeito entre elegância e conforto.

São poucos elementos arquitetônicos que definem tão bem os apartamentos parisienses, são eles:

  • Paredes brancas (que realçam os ornamentos históricos)
  • Pisos em parquet
  • Janelas do chão ao teto maximizando a luz natural
  • Prateleiras embutidas


As paredes são pintadas de branco e o resto da paleta de cores concentra-se em branco, bege, cinza, preto, cáqui e azul. Também os franceses prestam atenção aos detalhes e à qualidade. 

Os parisienses geralmente têm apenas alguns itens de mobília, mas os que possuem são da melhor qualidade que podem pagar. 


Por fim, os franceses sabem o valor do minimalismo e não têm medo do vazio, nas paredes ou no chão. A arte é frequentemente grande e singular, ou simplesmente não existe, e os móveis têm espaço para respirar.


1. Piso de parquet

Minha paixão! Os pisos de madeira clara em padronização espinha ou escama de peixe são quase unanimidade em imóveis parisienses.

Hoje temos diversas opções para reproduzir o estilo caso a madeira não seja uma opção. Porcelanatos, piso vinílico e pisos laminados oferecem praticamente o mesmo visual.


2. Vasos e peças vintage

Há algumas variações de vasos de inspiração vintage, esses vasos costumam ficar vazios, às vezes contendo flores frescas ou flores secas como alfazema ou espora.

Uma dica é adquirir uma variedade de vasos (normalmente de vidro ou cerâmica) em uma variedade de cores e formas diferentes para uma sensação coletiva.


3. Mescla de estilos

Misturar estilos e épocas com excelência é uma das habilidades dos parisienses, mesmo quem não trabalha na área acaba conseguindo combinações incríveis de forma natural.


4. Molduras

As tradicionais boiseries ganharam o mundo, no Brasil esta em alta já faz alguns anos e a tendência é continuar já que levam um charme extra as paredes.

Originalmente de madeiram, hoje as molduras podemos ser feitas em gesso, poliestireno, isopor e borracha com os mais diversos modelos e valores.


5. Espelho dourado

Outra marca registrada das casas parisienses. Molduras lisas ou trabalhadas e em ponto de destaque do ambiente.


6. Cores neutras

Branco, preto, cinza são as cores mais usadas. Para alegrar alguns pontos de cor no azul, terrosos e dourado são bastante utilizados.


7. Paredes brancas

Para aproveitar ao máximo da luz natural que entra pelas lindas janelas dos prédios parisienses, as paredes brancas ajudam a expandir ainda mais toda claridade, além de servir como uma tela para as obras de arte.





Me conta: faz seu estilo ou prefere algo mais tropicalista?

Imagens: Paris Perfect | Leonce Chenal

Postar um comentário