Decoração de quarto de solteiro: 8 dicas imperdíveis para você!

Planejar a decoração do quarto de solteiro é ir contra um antigo estereótipo que muitas pessoas têm de que as pessoas que vivem sozinhas geralmente tendem a ter seus ambientes de moradia muito bagunçados. Mas essa é uma visão equivocada.


Atualmente, a decoração de um quarto de solteiro busca criar um ambiente confortável. E é possível encontrar móveis para quarto completo que deixam o local mais harmônico e decorado.


E para que a decoração saia de acordo com o que o dono deseja, é preciso pensar em todos os detalhes. Desde o gosto pessoal até a comodidade no ambiente.


Se você quer saber mais sobre a decoração de quarto solteiro, então acompanhe essas 8 dicas que separamos sobre este tema, para você inovar sem gastar muito!


8 dicas de como fazer a decoração de quarto de solteiro


A decoração de quarto de solteiro deve seguir a personalidade do dono do ambiente, além de manter o conforto e a funcionalidade do espaço no dia a dia.

E para isso inspirações não faltam. Mas se atentar aos detalhes é muito importante para um bom resultado final. 

Assim, veja algumas dicas de como fazer a melhor decoração de quarto de solteiro planejado. 


1. Invista em boa iluminação

Uma boa iluminação faz toda a diferença nos ambientes, e na decoração de quarto solteiro não é diferente. Inclusive ela será a grande responsável pela qualidade de seu sono. 

Quanto mais luz o ambiente tiver, maior será a dificuldade de dormir durante a noite. Por outro lado, uma péssima luminosidade durante o dia pode prejudicar a sua visão e atrapalhar outros afazeres. 


Assim, quando for escolher a lâmpada, leve em consideração que as luzes diretas são aquelas que refletem de cima para baixo, e as luzes indiretas apontam a claridade no teto ou na parede, que deixa um ambiente mais suave. 

Além disso, você também pode investir nas luminárias para deixar o ambiente mais acolhedor e charmoso na decoração. 


2. Defina bem as cores


Outro ponto importante na decoração de quarto solteiro é a cor escolhida para ele. Se o ambiente é pequeno, apostar em cores claras nas paredes e  as mais fortes em detalhes, como móveis, almofadas, prateleiras e itens decorativos. 


As cores mais usadas em uma decoração quarto de solteiro pequeno são o branco, off white, tons pastéis e o bege. Já as cores mais fortes podem ser o vermelho, amarelo, laranja, roxo, entre outras. 


3. A cama é o destaque

A cama é o centro das atenções do quarto e fará o diferencial na decoração. Portanto, verifique se o tamanho dela é ideal para o ambiente. Porque nem sempre é válida a ideia de que quanto maior for o móvel maior será o conforto. 


Se o ambiente comportar uma cama king tranquilamente, tudo bem. Mas caso contrário, aposte numa cama de solteiro que proporciona maior espaço e conforto no ambiente. 


4. Os detalhes são a grande diferença


Outro diferencial na decoração de quarto solteiro são os detalhes. Colocar uma poltrona no ambiente pode ser uma boa ideia, sabia? Esta peça dará muito conforto na hora de ler um livro, estudar ou receber visitas. 


Outros móveis menores, como mesa de cabeceira, prateleiras, estantes, cabides de chão e espelhos, podem compor a decoração. 


Além de ajudar a manter o espaço organizado, também deixam o ambiente aconchegante e personalizado. 


E os tapetes e cortinas também devem ser lembrados. Escolha cores e estilos das peças que combinem com sua personalidade e harmonize com o ambiente. Mas se atente a todas as medidas proporcionais aos móveis. 


E mesmo que a decoração de quarto de solteiro planejado e os móveis não sejam possíveis em seu orçamento, você encontra diversas opções para comprar e decorar à sua maneira. 


Antes de comprar as peças, tire medidas de todo o ambiente antes da compra. Isso evita que você compre móveis que não cabem no seu quarto, gerando um custo desnecessário.


5. Espelhos dão amplitude


E por falar nos espelhos, eles são uma boa escolha na hora de decorar o quarto de solteiro. De acordo com decoradores profissionais, eles dão a sensação que há mais amplitude do espaço. 


Além disso, sempre são usados para a decoração de ambientes. Em um quarto, eles podem estar em pontos estratégicos, como na porta de um guarda roupas ou na parede. 


Observe também a parede oposta de onde o espelho será instalado. Ela deve ser tão charmosa quanto, e o espelho deve ser direcionado ao local onde você quer destacar e chamar mais atenção no ambiente. 


6. Nichos e prateleiras


Quando se trata de decoração de um quarto solteiro, todo o espaço disponível é importante, especialmente em ambientes menores. Assim, saber usar as paredes e espaços dará mais comodidade. E os nichos e prateleiras se tornam protagonistas. 


Eles são uma maneira inteligente de dar mais espaço e também para manter o quarto bem organizado. Portanto, invista nessas peças!


Elas são ideais para acomodar seus livros, discos e objetos de decoração, como miniaturas de super-heróis ou vasinhos com suculentas, por exemplo. 


7. Use o  papel de parede listrado


Além do espelho, outra forma de passar sensação de amplitude na decoração do quarto de solteiro é o papel de parede listrado. 


Porque as listras desta peça ajudam a criar uma ilusão de ótica de que o ambiente é maior visualmente.


E para não sobrecarregar a sua decoração, nossa dica é que você escolha uma única parede do seu quarto para aplicar o papel de parede com listras. 


8. Não exagere


E evitar os exageros na decoração é fundamental para quem quer decorar o quarto solteiro. Não compre muitos móveis e objetos para este ambiente, porque pode deixar  o espaço desorganizado, com uma sensação de ambiente sobrecarregado.


Compre somente o necessário para decorar o seu quarto de forma harmoniosa e funcional. Assim, tenha uma boa cama e um guarda roupa para o ambiente, e se tiver espaço, escolha uma poltrona e ambiente para estudo ou trabalho.




Com essas dicas, você aprendeu mais sobre como fazer a decoração de quarto solteiro, para deixá-lo aconchegante e organizado.

Quer mais conteúdo como esse? Então não deixe de acompanhar os nossos posts!


Este post não é um publieditorial, ele foi criado em forma de guest post em conjunto com parceiros do blog.


Projetos: Rúbia Vieira

Postar um comentário