9 dicas para uma decoração sala de estar confortável

A sala é um ambiente que precisa aconchegante, para isso vale investir em móveis confortáveis, decoração sala de estar e até acender incensos para deixar um clima mais agradável. Com apenas algumas mudanças, você pode deixar esse ambiente do seu jeito.


Se você pensa que decorar é algo difícil e que pode levar muito tempo e dinheiro, confira nossas dicas e deixe sua sala de estar mais confortável, com uma boa decoração e sem gastar muito.




1. Escolha um estilo para a decoração sala de estar


Primeiramente, para investir na decoração sala de estar, é preciso definir o estilo desejado. Afinal, esse é um dos espaços mais aconchegantes da casa e apropriado para momentos de lazer e descanso e escolher como vai decorar faz toda a diferença para ter ainda mais conforto.


Ao escolher como vai fazer a decoração sala de estar, evite misturar estilo, para não deixar o cômodo com móveis e itens em excesso, o que pode tirar o conforto do ambiente. 


Se você prefere muitos itens de decoração, aposte nisso na hora de decorar sua sala. Entretanto, se tem um estilo mais clean, evite os modismos e opte pelo simples. 

Alguns dos estilos de decoração mais utilizados:

  • Campestre
  • Contemporâneo
  • Clássica
  • Escandinava
  • Futurista
  • Industrial
  • Minimalista
  • Montessoriano


2. Aposte nos espelhos para ampliar a sala


Os espelhos voltaram com tudo na decoração sala de estar, esses itens de decoração favorecem os ambientes pequenos, já que passam a impressão de amplitude. Ou seja, se você quer deixar a sua sala com uma aparência de mais espaço e iluminada, aposte nos espelhos. 


Ao comprar espelhos para utilizar na sua sala de estar, não se esqueça de que as molduras e formatos também são importantes e precisam combinar com o estilo de decoração escolhido para  a sala. 


O jogo de espelhos de tamanhos e molduras diferentes pode ser uma boa escolha para deixar o ambiente ainda mais descontraído, mas somente utilize essa dica se estiver dentro do estilo que busca para o espaço.


3. Encontre um sofá apropriado 


O sofá é, sem dúvida, um dos móveis mais importantes na decoração sala de estar. E a sua escolha varia conforme a sua preferência e estilo. Alguns modelos de sofás são extremamente confortáveis, já outros mais clássicos passam maior elegância e requinte para o ambiente.


Uma decoração de sala simples e barata é possível, sem perder o conforto de um bom sofá. Para isso, nada melhor do que pesquisar bem os preços e lojas que comercializam os modelos de sofá que você deseja ter nesse ambiente. 


As medidas do móvel também precisam ser levadas em consideração na hora da compra. O sofá é um mobiliário que costuma ser grande, sendo necessário tirar as medidas do móvel e da sala antes de ir até a loja escolher o sofá. Essa dica também é válida para compras online.


Se você passa muito tempo assistindo no sofá, aposte em uma decoração sala de tv apropriada, com a escolha de um sofá retrátil e confortável.


4. Prefira sofás em tons neutros


Na decoração sala de estar moderna e simples, menos é mais. Assim, prefira sofás em tons neutros e claros. 


Em uma sala de estar pequena, a amplitude pode ser feita com alguns truques, além dos espelhos, utilizar sofás em tons claros e neutros, sem estampas, pode ser uma boa opção para dar esse efeito.


Além disso, o sofá é um móvel com valor considerável e deve durar bastante tempo, para evitar enjoar da cor, textura e estampa, o melhor é dar preferência sempre para os modelos mais neutros e claros. 


5. Utilize uma TV com tamanho apropriado 


A decoração sala de tv deve ter cuidados com o tamanho do aparelho televisor. Assistir a filmes e outros programas de entretenimento é sempre bom, ter uma TV que permite o conforto visual também, mas tenha cuidado para não exagerar na escolha.


Se a sua sala for pequena, o bom senso na hora de escolher a TV é sempre válido. Para facilitar a sua escolha, é importante saber:

  • Telas de 32 a 37 polegadas: mantenha distância de 2,40 m e 2,80 m
  • Telas de 42 a 47 polegadas: mantenha distância de 3,20 m a 3,60 m
  • Telas acima de 52 polegadas: mantenha distância mínima de 4 m


6. Instale a TV na altura ideal


Além da distância da TV até o sofá, é preciso se atentar a altura ideal para instalar o aparelho. Não há regras, pois é necessário considerar o que fica mais confortável para você, porém, a altura de 1,20 m é padrão, da base do televisor até o piso. 


Para evitar reflexos e danos a TV, evite fazer a instalação perto de janelas e áreas com muita luminosidade. Os painéis são ótimos móveis para instalar o televisor, ainda mais na decoração sala de estar pequena, pois garante mais espaço. 


7. Invista em cortinas


As cortinas são essenciais para uma decoração sala de estar para muitas pessoas. Se é o seu caso, invista em cortinas apropriadas para o seu espaço e estilo escolhido.


Para escolher o melhor modelo que vai utilizar na decoração sala de estar pequena ou grande, considere o estilo, tamanho e tecido da cortina. Os modelos longos, por exemplo, são boas opções para a sala, pois elas podem ser utilizadas tanto em janelas quanto em portas.


Verifique as medidas da cortina adequada em altura e largura para o local que vai utilizá-la. Compre um varão que combine e suporte o peso da cortina. Em cortina com ilhoses cromados, opte por varão em mesmo material e cor para deixar harmônico e elegante. 


8. Brinque com as cores e itens de decoração


Outra dica de decoração para sala de estar é brincar com as cores e itens de decoração. Se as paredes são em tons claros, utilize móveis e objetos em cores mais fortes. Quadros, almofadas, tapetes, vasos são alguns itens para se arriscar nas cores.


Se você optar pela decoração mais clean ou minimalista, abusar das cores na decoração talvez não seja o ideal, porém, é possível colocar seu gosto, inclusive em estilos de decoração mais simples. 


Para criar um clima ainda mais agradável e confortável, não se esqueça de colocar vasos diferentes e de cores alegres, incensos e aromatizadores de ambiente, além de mantas e outros itens de decoração que tenham a ver com seu estilo e apropriados para a sala de estar. 


9. Evite móveis em excesso


Evite colocar móveis em excesso na decoração sala de estar pequena, a circulação e conforto nesse espaço é mais importante que mesas de canto e centro. Utilize esses móveis somente se a sua sala tiver espaço suficiente para isso.  


Com essas dicas, você consegue fazer a decoração sala de estar, sem precisar gastar muito e ter um espaço de bom gosto, confortável e com estilo próprio.

 

Este post não é um publieditorial, ele foi criado em forma de guest post em conjunto com parceiros do blog.


Imagem: Pixabay – Hansuan Fabregas

Postar um comentário