Construindo a casa dos sonhos? 4 dicas para evitar o desperdício na obra

Na hora de adquirir a desejada casa própria, uma ótima opção é construí-la do zero, apesar das facilidades da compra de um imóvel pronto.

Trata-se de uma oportunidade de realizar sonhos e planejar o lar do jeitinho que sempre se imaginou.



No entanto, muita gente peca por falta de planejamento durante o processo, o que resulta em perda de tempo, dinheiro e materiais. E aí, é claro, o caminho até a casa dos sonhos acaba virando um verdadeiro pesadelo.


Pensando nisso, preparamos quatro dicas para ajudar você, que está se aventurando nessa empreitada, a reduzir desperdícios e evitar estresse. Confira:

  1. Calcule bem os materiais


Os resíduos de obra costumam ser considerados inevitáveis, consignados em um orçamento de construção sem nenhuma tentativa de reduzi-los. Mas a verdade é que eles podem, sim, ser minimizados.


Uma simples decisão inicial que reduz drasticamente o desperdício é projetar a obra com os tamanhos de material em mente. Por exemplo, se você tem uma altura de teto que não coincide com as placas de gesso que usará, uma pequena tira precisará ser cortada de uma folha cheia.


Da mesma forma, calcular previamente quantos blocos por metro quadrado serão utilizados na construção é uma etapa muito importante do planejamento para evitar o uso desnecessário de materiais e garantir a segurança da edificação.


  1. Comunicação: envolva os profissionais durante o projeto


Se você está trabalhando com um arquiteto, é comum que haja pouca colaboração entre ele e o pedreiro. Quaisquer erros ou problemas são geralmente vistos após o início da construção, exigindo um retrabalho dispendioso.


Evite isso colocando os profissionais em contato e pedindo para que eles colaborem em um plano de gerenciamento de resíduos.


Para que esses acordos funcionem, é importante envolver todas as partes já no início do projeto e incentivar a cooperação.


  1. Escolha os materiais com cuidado


Não economize neste ponto. Material de boa qualidade dura mais, reduzindo a manutenção mais tarde. A escolha de fabricantes que usam embalagens mínimas também diminui o desperdício.


A reutilização de materiais de sua obra também pode ser uma opção, mas você precisará discutir isso com o arquiteto e o construtor no início do projeto.


Por fim, usar materiais com conteúdo reciclado é uma ótima opção, e ainda incentiva a indústria de reciclagem.


  1. Não mude de ideia após o início da obra


Uma das maiores contribuições para o desperdício em obras são as modificações tardias no projeto. Geralmente, isso acontece porque o proprietário muda de ideia após algo já ter sido construído. Ou seja,  stick to the plan!


Tenha cuidado, já que o retrabalho de qualquer parte de um edifício devido a alterações de projeto pode acarretar um grande aumento no custo da obra, além de causar atrasos e gerar perdas. Por isso, reiteramos a importância da fase de planejamento. É fundamental tomar decisões conjuntas com a equipe de arquitetura e de construção antes do início da obra e comprometer-se com o que foi acordado.


Se este artigo te ajudou a construir a casa dos sonhos de maneira mais tranquila, conte para a gente nos comentários!


Este post não é um publieditorial, ele foi criado em forma de guest post em conjunto com parceiros do blog.


Imagens: Photo by Randy Fath on Unsplash | Photo by Mitya Ivanov on Unsplash 


Postar um comentário