Cuidados com as roupas: como cuidar das suas peças para que elas durem

Nada como manter as nossas peças preferidas por mais tempo, não é mesmo? A boa notícia é que existem diversas práticas que podemos tomar para aumentar a durabilidade do nosso vestuário.

A seguir, você confere algumas dicas para conservar a qualidade das suas roupas e não precisar ir às compras tão cedo!



Cuidados com as roupas: como cuidar das suas peças para que elas durem mais


Leia sempre as instruções da etiqueta


Um costume que quase ninguém tem é ler a etiqueta depois de adquirir uma peça. É lá que costumam estar as informações relevantes sobre como lavar e passar sem danificar o tecido. Se você se incomoda com a etiqueta pinicando e costuma cortar fora, certifique-se antes que checou as instruções dos cuidados necessários com a roupa nova.



Cuidado com as roupas: use corretamente os produtos de lavagem


Pegar leve no sabão em pó e no amaciante são dicas valiosas se você preza pela durabilidade das peças. Por mais que o perfume seja dos produtos seja agradável, o uso excessivo pode ocasionar manchas amarelas ou esbranquiçadas com o tempo.



Tenha cuidado especial com as roupas íntimas


Sutiãs, calcinhas e até mesmo as roupinhas de bebê são mais delicadas e merecem uma atenção extra. Lavá-las à mão é a opção mais segura nesses casos.


Mas se você busca praticidade e acaba normalmente recorrendo à máquina de lavar, a dica é usar saquinhos protetores especiais. Se estiver doente ou caso a máquina não lave corretamente esse tipo de peça, veja ​como esterilizar roupas íntimas de forma eficaz.



Separe as peças antes de levar a máquina

Separar as peças por cores e por grau de delicadeza ajudam a não as danificar na hora da lavagem. O ideal é utilizar a máquina sempre no ciclo delicado e não usar água quente nas peças coloridas, para não correr o risco de desbotamento.


Outra dica é não encher muito a máquina, já que quanto maior for o atrito entre as roupas, maior as chances de desbotarem ou ficarem com aquelas famosas bolinhas.



Saiba quais peças podem ir para a máquina

 A máquina de lavar pode ser uma grande aliada no dia a dia, porém, a lavagem à mão é preferível em alguns casos:



  • Peças com tecidos muito finos (como a seda), pois são facilmente danificadas.
  • Roupas muito estampadas, pois podem perder a cor.
    Para coisas​como esterilizar as roupas íntimas​,lavar a roupa à mão é a melhor opção para maior higiene e conforto.


Seque as roupas adequadamente

Tanto peças brancas como coloridas não são indicadas para secar ao sol diretamente, já que ele pode amarelar as peças claras e desbotar as escuras. O ideal é pendurá-las num local arejado e que receba luz indiretamente.


Outra dica é o cuidado com os prendedores, que podem marcar o local em que foram colocados, exigindo um esforço maior quando for passar as peças.



Cuidado com as roupas: passe com cautela

Separe sua pilha de passar de acordo com a temperatura que cada tipo de roupa exige; começando por aquelas que necessitam ser passadas a uma mais baixa e gradativamente aumentando até as que podem ser passadas com o ferro mais quente.


Mesmo assim é recomendável usar temperaturas menores daquelas indicadas nas etiquetas para não existir nenhum risco de queimar a peça.


Com essas dicas você não vai precisar renovar o guarda roupa tão cedo! Além disso, aquele medo de utilizar uma roupa nova com receio de estragar ficará para trás.


Com os cuidados necessários, até mesmo aquela peça que está presente na sua vida por anos poderá durar por muito mais tempo do que imagina. ;)


 
Este post não é um publieditorial, ele foi criado em forma de guest post em conjunto com parceiros do blog.

 

Imagens: Pixabay | Unsplash | Unsplash

Postar um comentário