Sofá para decoração: como escolher o melhor para você

Um dos itens de característica mais marcante em qualquer decoração de sala, escolher os tipos de sofás corretos é sempre uma tarefa difícil.


Principalmente porque ele é um móvel que dá o tom em qualquer tipo de composição, já que possui uma infinidade de opções no mercado.


Nesse momento, todos os detalhes precisam ser levados em consideração na hora de se eleger o modelo ideal, desde itens como tamanho, formato, tecido ou cor, chegando até mesmo a itens como conforto e preço. Para te ajudar, separei algumas dicas importantes para você escolher o jogo de sofá para a sua sala.




Sofá para decoração: como escolher o melhor para você


Escolhendo o jogo de sofá para sala


Um dos primeiros aspectos que você precisa conciliar são duas características que nem sempre andam juntas, como beleza e conforto. Para não errar nesse momento,  o melhor é sempre testar o produto na loja.


Qualquer outro tipo de compra do modelo de jogo de sofá , como a aquisição por catálogo, pode acabar com aborrecimentos futuros. Por isso, é sempre importante sentar e simular a utilização dos tipos escolhidos, como se você estivesse em sua própria casa, justamente para eliminar  qualquer insatisfação com o produto adquirido.


É sempre importante que o sofá tenha a cara dos donos da casa, refletindo o estilo de vida. Entretanto, outras questões também precisam ser pesadas na balança, como observar o tamanho, proporções, cores e tecidos.


Os modelos mais naturais ou sintéticos que não acabem se adequando ao clima, assim como uma espuma muito mais densa ou mole demais podem manchar não só a relação de quem utiliza esse móveis para sala, mas também prejudicar a própria saúde, criando dores na coluna e na região lombar.


Na hora de escolher o jogo de sofá de 2 ou 3 lugares, é extremamente importante ter ideia do tipo de utilização que será feita para o móvel. Até porque, nem sempre esse item para salas decoradas acaba possuindo o mesmo uso, dependendo sempre do ambiente que ele irá compor.


Na maior parte das vezes, ele é montado para harmonizar a decoração para sala, sendo utilizado para receber as visitas ou para ver televisão, tendo que prezar muito pelo conforto de seus assentos. Ou seja, qualquer pequena mudança pode influenciar na escolha final da peça.


Já no caso de ele ser utilizado em um living, por exemplo, a profundidade dos móveis para decoração precisa ser menor. Em salas de televisão, os sofás decorativos geralmente são maiores, contando com um mecanismo retrátil e reclinável para um maior conforto. 

No caso da união dessas duas salas, é preciso ajustar o tipo e o tamanho relativo das pessoas que vão usufruir do local, sempre observando a quantidade de pessoas que moram na casa e o espaço que se dispõe para decorar.


Outro aspecto importante é verificar o espaço disponível para o conjunto de sala. É justamente isso que vai determinar se será utilizado uma ou duas peças, já que é mais comum montar um jogo com uma peça de dois e outra peça de três lugares na mesma decoração.


Além disso, é importante verificar o comprimento do móvel, já que é sempre necessário ter um espaço de 70 cm disponível para a circulação em volta do sofá. Uma acomodação confortável vai depender apenas do tamanho da sala, precisando sempre garantir um posicionamento correto.


Sobre o fato das cores e texturas, é possível encontrar uma infinidade delas. A maior tendência atual é o emprego de cores neutras, como diferentes paletas de beges e cinzas.


Por conta da presença marcante no ambiente decorado, além do investimento relativamente alto em relação a outros móveis, cores fortes, como vermelho, azul, verde e outras estampas de sofás chamativos precisam ser utilizados com cuidado, para não comprometer a decoração de sala.


Já no caso do tecido para o jogo de sofá, a atenção precisa ser especial, uma vez que ele é o que garante o conforto. Um toque mais macio e texturas mais suaves acabam tornando o assento mais convidativo. Seja tramas de algodão, camurças, veludos ou sedas, o conforto é extremo.


Além delas, ainda existem duas texturas que facilitam o dia a dia: o couro natural e sintético. Práticas e fáceis, elas facilitam a manutenção, sobretudo em casa que possuem crianças ou animais domésticos. Como eles são impermeáveis, os sofás decorativos criados com esses tecidos garantem uma limpeza mais fácil, além de serem ótimas opções para pessoas alérgicas.


Depois de pensar em todos os pequenos detalhes, chegou a hora de decidir qual será o modelo de jogo de sofá certo para a decoração de sala. É uma variedade extremamente grande, com o mercado dispondo de diversos estilos para todos os gostos e bolsos.


Imagens: PxHere
2 comentários
  1. ANA PAULA7/9/18 15:40

    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Que sala linda, a foto 1. A estante com papel de parede, adoreiii!

    ResponderExcluir