Cozinha perfeita para reunir a família | eh!DÉCOR

Cozinha Perfeita para Reunir a Família: Dicas e Sugestões

Você já deve ter se dado conta da importância da cozinha não só na sua vida, mas também no dia a dia de toda a família. Um dos grandes mitos na hora de decorar ou definir o estilo de uma cozinha perfeita é que para ser bonita e confortável, ela precisa ser super espaçosa, quando na verdade o que realmente faz a diferença é a maneira como você organiza o espaço.

Por isso, compilamos algumas dicas sobre como criar um ambiente prático e aconchegante, perfeito para reunir a família diariamente!

Cozinha perfeita para reunir a família e amigos

Praticidade é essencial

Antes de mais nada, não esqueça a função principal da cozinha: um local onde se pode cozinhar e fazer as refeições. Pense nisso antes de fazer grandes mudanças e adapte a sua área de trabalho às suas necessidades.

A sua cozinha pode ir mais longe do que um simples espaço de refeições, pode também ser um local para socializar ou para seus filhos estudarem – basta adaptar o ambiente com assentos confortáveis e boa iluminação. Quer um ambiente mais íntimo? Crie um mural com os desenhos das crianças ou fotos da família, instale azulejos em uma área estratégica, pinte os armários de cores divertidas.

Para liberar espaço para todas as atividades familiares, arrumação vertical é a palavra-chave: vale suspender os móveis, instalar prateleiras e suportes nas paredes, deixando os utensílios à vista como parte da decoração.

Por ser um lugar que combina refeições e momentos em família, as manchas são naturais! Vale lembrar que é essencial optar por materiais práticos e fáceis de limpar para revestir as superfícies – se os seus armários e bancadas são de mármore, azulejo ou madeira lacada, normalmente precisa apenas passar um pano úmido (caso suje também a roupa no processo, basta seguir estas dicas sobre como tirar mancha de molho de tomate, entre outras).

Cozinha perfeita para reunir a família | eh!DÉCOR

Clean não quer dizer estéril

Ambientes “clean” estão em alta, principalmente pelas sensações de serenidade, espaço e praticidade que oferecem. Porém, se não for executada com cuidado, a ideia pode passar sensações completamente opostas, tornando o local “frio” e pouco aconchegante.

Para criar um ambiente clean mas também acolhedor, misture o branco e prata tradicional do estilo com tons mais vivos. Por exemplo, contraste balcões e armários brancos com cadeiras de madeira, plantas verdes e almofadas de cores quentes.

VEJA TAMBÉM: 15 Cozinhas com estilo escandinavo

Para seguir este estilo, você pode ter de fazer um legítimo “desapego” na cozinha, ou seja: libere espaços e livre-se (guarde, venda ou doe!) de tudo aquilo que apenas ocupa espaço, sem uso prático, incluindo aquela galinha de porcelana que você ganhou da sua tia e aquele quadro na parede que você nem lembra de onde veio.

Cozinha perfeita para reunir a família | eh!DÉCOR

Toques Pessoais

Cada família é diferente, com suas preferências e particularidades que as tornam tão especiais. Portanto, mesmo se tiver algum estilo especial em mente, ouça seu coração. Ainda que tenha suas funções principais, a cozinha também é um ótimo local para cultivar o companheirismo entre os membros da família e a criatividade das crianças.
Incentive seus filhos desde cedo a fazerem da cozinha um local de criatividade e amizade. Mas não se esqueça de tomar precauções de segurança, como guardar itens em locais adequados, para que as crianças possam ou não acessar certos objetos.
No fim, veja o que realmente lhe agrada. Se aquela galinha de porcelana for a alegria da família na hora do almoço, não há porque retirá-la em nome da sofisticação.

Voilà! Agora você possui algumas dicas para deixar sua cozinha aconchegante, sem perder praticidade ou espaço para testar suas receitas em família – por exemplo, esse molho de tomate caseiro é ótimo para toda a família. Boa sorte com seu projeto, e bom apetite!

Imagens: Unsplash 1 2 3 + Pinterest

Este post foi feito em parceria com OMO | Não é publi!

Compartilhar:
Postagem anterior Próximo Post

TALVEZ VOCÊ GOSTE

Deixe um comentário