eh!DÉCOR | Como pintar móveis de madeira

Como pintar móveis de madeira? Veja materiais, passo a passo e dicas!

Sempre que tenho um tempinho gosto de reformar uma coisinha ou outra aqui em casa, e recebo alguns pedidos de dicas de como pintar móveis de madeira, e hoje vou tentar colocar aqui neste post como eu faço e algumas dicas que melhoram o resultado.

Só vale lembrar que não sou profissional de restauração nem nada parecido, apenas uma curiosa que não tem medo de colocar a mão na massa, vou deixar aqui como eu faço minhas pinturas e links para os móveis que já reformei.

Como pintar móveis de madeira: tipos de madeira

As vezes nós generalizamos o móvel de madeira, mas existem vários tipos de materiais que confeccionam os moveis e cada um deles requem uma ou outra técnica diferente.

Madeira maciça: são aqueles móveis em madeira mesmo, seja de madeira nobre ou mais simples, não importa.

M.D.F: são aquelas chapas de compensado de alta densidade, elas podem não tem acabamento nenhum ou serem revestidas por laminados de madeira ou tipo Fórmica.

M.D.P: são similares ao m.d.f só que com menor densidade, ou seja, são aquelas mais frágeis, geralmente usadas para fazer a parte dos fundos ou ainda prateleiras simples.

Como pintar móveis de madeira: materiais

  • Removedor de tinta: nem sempre será necessário, mas se seu móvel estiver com uma tinta ou verniz ele ajudará muito no processo. Você encontra removedor de tinta em gel (prefiro) em lojas de tintas ou materiais de construção. A aplicação é super fácil, siga as instruções do fabricante.
  • Massa de madeira: é uma massinha específica para corrigir as imperfeições em madeira. Ela tem várias cores que você pode comprar de acordo com o tom da sua madeira. Caso vá pintar de branco, compre a massa branca que é bem mais prática.
  • Lixa: ela será sua amiga em todas as etapas, judia mas é necessário. Compre lixas específicas para madeira e de granulação que variam do médio ao baixo. Não use lixas grossas demais para não riscar seu móvel.
  • Fita: fita de pintura para proteger partes ou acessórios que não vai pintar.
  • Primer: é uma base que você passará no móvel antes da tinta escolhida, ela serve como um preparador. Eu já usei primer de diversas marcas diferentes e também já usei tinta simples (PVA) no lugar de primer e o resultado foi ótimo.
  • Tinta esmalte: particularmente prefiro esmalte a base de água, que não tem cheiro e é bem fácil de usar. Mas você pode usar também a esmalte a base de solvente (precisará incluir o thinner na sua lista de compras).
  • Kit de pintura: composto de rolinho de lã, espátula, rolinho de espuma, bandeja, paninho de limpeza, pincel. Os tamanhos variam de acordo com o tamanho do seu móvel, eu geralmente tenho de 10 e 15 cm para os rolinhos e pinceis de 2 tamanhos, sempre um pequeno e um médio.
  • Verniz protetor: opcional, eu gosto de usar apenas se a pintura foi feita com tinta esmalte a base de água fosco. Prefira o verniz em spray que é bem mais fácil de aplicar. Ele pode ser brilhoso, fosco ou semi, vai do seu gosto.

Primeira pausa para mostrar este móvel: ele é em madeira (pinus) uma madeira simples mas muito fácil de trabalhar. Escolhi esta cômoda para exemplificar porque ela passou por 2 reformas e em cada uma delas usei tintas e processos diferentes.

Ela veio apenas como aplicação de betume que dava este aspecto mais rústico e mostrava um pouco dos veios naturais da madeira.eh!DÉCOR | Como pintar móvel de madeira. Cômoda em pinus antes e depois.

Em sua primeira transformação eu: lixei, passei uma tinta branca PVA e cobri com tinta esmalte a base de água branca fosca misturada com tubinhos de azul, preto, e bege que resultou neste azul lindo que nunca mais consegui reproduzir. Para finalizar, usei verniz em spray semi-brilho apenas para proteger a madeira.eh!DÉCOR | Como pintar móvel de madeira. Cômoda em pinus antes e depois.

Dois anos e muitos riscos e arranhões mais tarde, ela passou por uma nova transformação e dessa vez optei por outra forma e tipo de pintura.

Em sua segunda transformação eu: removi a tinta e verniz com removedor gel, lixei muitas vezes, passei uma tinta branca PVA e cobri com tinta esmalte base de água semi-brilho na cor Bege Cevada da Coral. Entre cada demão de tinta, usei uma lixa bem fininha para dar um acabamento melhor. Não passei verniz.eh!DÉCOR | Como pintar móvel de madeira. Cômoda em pinus antes e depois.

Passo a passo: como pintar móveis de madeira

Aplique os passos de acordo com sua necessidade, caso não precise de removedor por exemplo, pule a etapa.

  1. Remova a tinta ou o verniz atual do móvel usando o removedor, siga as instruções do fabricante;
  2. Passe massa de madeira para cobrir imperfeições, furinhos ou qualquer outro dano na madeira. Seja rápida ao aplicar e remover o excesso, a massa de madeira seca bem rápido e é chatinha de lixar;
  3. Lixe bem até sumir todo brilho da madeira, isso se aplica principalmente se você  estiver restaurando um móvel de m.d.f que possui aquele laminado por cima (sim, eles podem ser pintados). Lixe bastante, vá limpando com paninho úmido para conseguir ver onde já lixou e onde ainda tem um brilhosinho a ser removido;
  4. Continue lixando, sim, lixar é a etapa mais importante, a madeira tem que estar bem porosa e lisa para a tinta pegar bem.
  5. Corrija imperfeições. É a hora de aplicar a massa de madeira, aplique com uma espátula flexível cobrindo todas as imperfeições que encontrar (buraquinhos, lascados, etc…) e deixe o mais liso possível, deixe secar bem isso facilitará a próxima etapa.
  6. Lixe! É eu disse que ela judia mas é necessário, depois de seco, use uma lixa para deixar as partes onde aplicou a massa bem lisinho.
  7. Limpe com paninho úmido em água e álcool, remova bem todo pó, deixa e peça pronta para iniciar a pintura.
  8. Caso deseje, use o primer de acordo com a instrução do fabricante, ou ainda, use uma tinta branca PVA simples apenas para dar a base da madeira. Atenção: apenas se você for aplicar uma tinta no móvel, se for deixar no tom de madeira natural ou apenas cm verniz ignore esta etapa. Você não é obrigada a usar a base, já pintei móvel sem user nenhuma base e deu super certo.
  9. Depois da base seca, lixe com uma lixa fininha apenas para nivelar, limpe bem.
  10. Aplique a primeira demão da sua tinta escolhida. Siga as instruções do fabricante quanto a diluição e intervalo entre as demãos. Encharque bem o rolinho na tinta, não tenha medo, passe em toda madeira, depois, com o rolinho quase sequinho passe sobre a mesma base, assim, vai remover o excesso e ainda tirar as marcas deixadas pelo rolinho. Espere secar.
  11. Depois do intervalo sugerido pelo fabricante, pegue uma lixa bem fininha, passe sobre seu móvel, ela vai remover bolinhas e qualquer marquinha. Limpe e aplique a segunda demão tinta, também bem generosa e depois repassando o rolinho, agora mais seco, sem tinta.
  12. Depois de seco, se precisar dê a terceira demão, se não precisar você pode finalizar com um verniz em spray, é opcional.

Segunda pausa. Eu que fiz o armarinho usando chapas de m.d.f cru, ou seja, meu passo a passo para este móvel começou na etapa 3, precisei apenas lixar para tirar imperfeições, apliquei o fundo PVA, lixei novamente, apliquei a tinta e pronto. Usei esmalte sintético a base de água, cor Bege Cevada da Coral.eh!DÉCOR | Como pintar móvel de madeira. Armarinho de banheiro faça você mesmo!

Dicas extras: como pintar móveis de madeira

  • Sempre entre as demãos de tinta passe uma lixa bem fininha, isso ajuda deixar a pintura mais lisa e uniforme.
  • Se criar sua própria cor, anote a quantidade de gotas de cada corante para a quantidade de tinta base branca usada, assim vai conseguir reproduzir a cor quando desejar.
  • Se optar por tinta esmalte a base de solvente cuidado para não deixar escorrer, ela cria ondulações difíceis de remover.
  • Use tinta spray se seu móvel for pequeno e cheio de detalhes, é bem mais fácil. Lembre de agitar bem a lata antes de usar, passar camadas uniformes a uma distância de 30 cm da peça. Fica igualzinho laca, vai por mim!

Outras duvidas em “Como pintar móveis de madeira”

Meu móvel é de madeira, esta pintado de tinta esmalte (qualquer cor ou mesmo branco) e quero deixar no tom de madeira natural, como fazer?

Vamos pensar lá na minha cômoda, para deixa-la em tom de madeira teria que remover toda tinta como removedor, lixar muito bem até que nenhum resquício de tinta tenha ficado para daí sim, escolher o tipo de acabamento e finalizar.

Este acabamento poderia ser apenas em betume (como no exemplo que veio da loja), para isso é só aplicar betume liquido ou em gel (mais fácil) direto na madeira. Ou ainda, aplicar um verniz transparente para ficar apenas como proteção ou um verniz colorido (ipê, imbuia, etc…) que cria uma corzinha.

Posso usar tinta de parede para pintar um móvel?

Pode, ele fica com um acabamento diferente, mais fosco. Só acho que ele risca com muita facilidade, vale tentar.

Posso pintar com  tinta spray?

Pode e fica lindo, se optar por exemplo de tinta com brilho fica muito parecido com o acabamento laqueado daqueles móveis chiques, mas pode sair caro considerando que uma lata custa em média R$ 20,00 e se seu móvel for grande vai usar muito.

Posso pintar móveis usando compressor?

Pode sim, se aplica a mesma regra da tinta spray.

Para finalizar o post!

Esta mesinha de centro eu ensinei a fazer neste post “DIY: Mesa de centro modelo bandeja com pé palito” as fotos do passo a passo são aplicáveis para qualquer tupo de móvel, confere lá.

Nesta mesinha usei tinta a base de solvente, a pinta é mais complicada, mnas o resultado fica incrível, parece que foi laqueada.eh!DÉCOR | Como pintar móvel de madeira. Mesinha de centro com pé palito, faça você mesmo!

Vou como pintar um móvel de madeira! Não é complicado mas requer um pouco de paciência e dedicação e o investimento não é alto, ou seja, sempre sai ganhando.

Eu sei que o post ficou grande, mas foi necessário. Se ele te ajudou de alguma forma, você poderia compartilhar clicando ali embaixo na rede social que desejar, eu agradeceria 😉

Imagens: eh!DÉCOR por Eli Martins

Em DIY por
Compartilhar:
Postagem anterior Próximo Post

TALVEZ VOCÊ GOSTE

Deixe um comentário